Na RJL Bombas é utilizado em obras corriqueiras de aplicação normal, ou seja, não requer qualquer tipo de equipamento (bomba) para disposição final. Normalmente este concreto é de pouca trabalhabilidade, sendo necessário a utilização de equipamentos de vibração para sua aplicação e para que atenda as exigências de resistência, coesão e durabilidade do concreto. Poderá também ter uma melhor trabalhabilidade com descarga manual, porém deverá ser solicitado como tipo bombeável com descarga convencional.
Concreto bombeável como o concreto transportado por pressão através de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis e descarregado diretamente ou próximos dos pontos onde deve ser aplicado. A pressão pode ser aplicada por meio de pistões, por meio de ar comprimido ou pela deformação de tubos flexíveis.
O concreto é considerado bombeável quando os seus componentes não se separam por segregação e quando a resistência ao deslocamento pelo interior da tubulação não atinja valores incompatíveis com a capacidade do equipamento. Utilizado na maioria das obras civis, sua dosagem é apropriada para utilização em bombas de concreto. A sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 80,0MPa.
Concretos com diferentes slumps, com consumos mínimos e máximos de cimento, com fator água/cimento determinados, com FCJ, com outras matérias-primas não usuais, com resistências à tração na flexão, com módulo de deformação/elasticidade, para determinadas condições e particularidades de estruturas, aditivos especiais, adições, etc., a qual citaremos a seguir.
São inúmeras as vantagens de se utilizar o concreto usinado em qualquer obra, dentre os quais citamos:
A dosagem do material é correta, sem desperdício;
A mistura também feita seguindo padrões rigorosos de qualidade;
A resistência do concreto estará sempre dentro das necessidades da obra;
O transporte do concreto é feito em caminhões adequados para essa finalidade;
Os materiais utilizados na fabricação do concreto passam por inspeção para estarem livres de impurezas que podem danificar o concreto;
O concreto é analisado em laboratório para se garantir resistência e consistência, sem custo adicional;
Utilização de aditivos apropriados para cada necessidade, que tem o objetivo de ampliar as qualidades do concreto;
Preço do concreto, pois, RARAMENTE, são considerados todos os custos que envolvem o processo de fabricação do concreto na obra, "virar na obra". Custos com equipamentos, energia, perda de material, mão de obra, mobilização entre outros, nunca são levados em conta.